Infecção Urinária

Infecção Urinária

A infecção do trato urinário caracteriza-se pela presença acentuada de micro-organismos nas vias urinárias, habitualmente bactérias patogênicas, seja na bexiga, próstata, sistema coletor ou rins.
Ela é muito frequente em determinadas faixas etárias: crianças até os seis anos, mulheres jovens com vida sexual ativa e adultos idosos com mais de 60 anos de idade.
A cistite embora seja bastante incômoda não é uma infecção complicada, mas a pielonefrite, sim. Em geral resultam no crescimento de micro-organismos do trato urinário inferior e podem estar associada com cálculos renais.
Ás vezes a infecção urinária pode não apresentar sintomas, mas os mais comuns são a forte ardência ao urinar, urina escura, urina acompanhada de sangue, urina com cheiro muito forte e a necessidade frequente em urinar, mesmo tendo acabado de voltar do banheiro.

O tratamento varia de acordo com o tipo de cada infecção e sua gravidade também, mas normalmente o tratamento é feito à base de antibióticos.

Uma maneira de evitar a infecção urinária é a ingestão de probióticos (micro-organismos vivos), eles podem ajudar a prevenir e tratar as infecções do trato urinário. Os probióticos ajudam na manutenção de bactérias saudáveis, protegendo o organismo contra as bactérias patogênicas, causadoras das infecções.

Os alimentos antioxidantes, como as frutas, verduras, legumes, sementes e cereais integrais é fundamental para fortalecer o sistema imunológico.

O cranberry, é um alimento muito indicado para pessoas com infecção urinária, pois é rico em proantocianidina, essa substância inibe a aderência de bactérias do tipo E.coli na mucosa da bexiga, combatendo as infecções do trato urinário e apresenta antioxidantes como a vitamina C, vitamina E, flavonoides e ácidos fenólicos.

Não podemos esquecer da água, ela é fundamental pelo efeito diurético assim como alguns alimentos com esse efeito. Chás diuréticos como o de cavalinha e hibiscus e alimentos como abacaxi, aipo, alfafa, pepino, melancia entre outros que possuem muita água na sua composição.

Por Teresa Bello Nutricionista