15 fev ALIMENTAÇÃO E SAÚDE NA TERCEIRA IDADE
Hoje estamos vivendo mais, e por isso é importante valorizar os cuidados com a saúde e priorizar a qualidade de vida para chegar bem à terceira idade.
Com o passar do tempo nosso organismo começa a gastar menos calorias do que o normal, a gordura corporal aumenta consideravelmente e ao mesmo tempo perdemos massa muscular.
Por razões fisiológicas o envelhecimento faz parte do nosso processo ao longo da vida e para evitarmos maiores consequências podemos minimizar com uma alimentação bem planejada.
A necessidade calórica na terceira idade é muito similar a dos adultos. O que difere é a eficácia de absorção de alguns micronutrientes. Mais do que nunca é importante ressaltar uma alimentação variada e de qualidade, oferecendo diariamente verduras, legumes e frutas, sendo que este grupo alimentar tem a capacidade de absorver outros nutrientes, ou seja, é uma troca constante.
O ideal é oferecer três refeições diárias com pequenos lanches nos intervalos. A perda parcial ou total da dentição ou uso de próteses mal colocadas dificulta a mastigação de alguns alimentos mais consistentes como as carnes. Essas por sua vez são importantes devido à presença de proteína que evita a perda de massa muscular, assim como o ferro que pode prevenir a anemia.
Normalmente o paladar e o olfato já não são mais como antes, levando o que chamamos na alimentação de monotonia alimentar. A preferência se dá aos alimentos fáceis de preparar e de pouco valor nutritivo.
Algo muito importante que pode levar o idoso a desnutrição é o fato de morar sozinho, muitos não tem paciência, discernimento, podem possuir algum tipo de demência relativo à idade ou alguma patologia, e até depressão que é algo muito comum.
Devido a esses exemplos é importante o idoso ser monitorado por algum cuidador ou mesmo em uma casa de repouso para evitar outras consequências com a sua saúde.
Teresa Bello – Nutricionista
CRN 0407